Diretoria

DIRETORIA

Saiba quem são os diretores do Sinddança


Maria Pia

Diretora-Presidente

Foi 1ª Bailarina do Teatro Municipal de São Paulo, sendo  das mais premiadas bailarinas do Brasil. Aperfeiçoou-se nos principais Teatros da Europa.

Foi Professora Titular de Educação Artística da Faculdade Santa Marcelina.

Nomeada pelo Governo Brasileiro “Embaixatriz do Turismo do Brasil no Exterior”, cargo ocupado posteriormente pelo Rei Pelé.

Produziu e dirigiu cursos de ballet na TV Cultura e na TV Educativa experiência pioneira na área de Educação Artística na TV Brasileira.

Organizadora do Festival de Dança “ENDA” – Encontro Nacional da Dança”, que faz parte do Calendário Nacional de Eventos do Ministério da Cultura, tendo sido o pioneiro dos festivais de dança da América Latina, contando aproximadamente cada ano com 3000 bailarinos, coreógrafos, professores e diretores em todas as suas fases. Desse evento foram revelados grandes nomes do ballet nacional e internacional.

Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo.

Foi assessora cultural da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo onde permaneceu até sua nomeação como Juíza do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

É jurada efetiva da TV GLOBO, no quadro “Dança doa Famosos” do Programa Domingão do Faustão.

Recebeu recentemente em noite de Gala no Hall Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo o Título de Mulher do Ano.

Figura da Dança de 2015 que tem como objetivo revisitar a carreira de personalidades da dança do Brasil.


Maiza Tempesta

Diretora

Coreógrafa e diretora de musicais e mestre em “jazz dance”, fez especialização em variadas técnicas de dança em Londres, Los Angeles e New York ,onde morou.
Diretora Fundadora dos Sindicato dos Profissionais da Dança de São Paulo (SINDDANCA).
Foi assistente de Lennie Dale, Jojo Smith e Fred Benjamin. Fundou e dirigiu a  “CIA JAZZBRAZIL ” (1985/1991) que foi  referência em jazz  dance, sendo responsável pela formação de vários coreógrafos , professores e profissionais que atuam no mercado nacional e internacional da dança.
Fez parte  do elenco original do musical “A CHORUS LINE” em São Paulo (1983); bem como integrou  o elenco de “A CHORUS LINE” na Broadway em New York, no mesmo ano
Coreógrafa  da REDE GLOBO para o programa, “CRIANÇA ESPERANÇA” de 2.003 até 2.006
Criou a escola pioneira em teatro musical ” TEENBROADWAY”, sendo que desta saíram vários artistas que atualmente integram o elenco dos mais importantes musicais em cartaz no eixo Rio/São Paulo, bem como no cinema e televisão.
Integrou o juri dos mais importantes festivais de dança do país, e atualmente faz parte do juri do Prêmio Bibi Ferreira de teatro musical.


Camilla Pupa

Diretora

Diplomou-se em 1976 pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo e atuou como solista pelo o período de 2 anos no Corpo Baile de São Paulo sob direção da Maitre Marília Franco.

Formou-se em Repertório Clássico (Ady Addor e Tatiana Leskova), Metodologia Cubana (Centro Pró Dança de Cuba), Cursos de Aperfeiçoamento em Nova York (Luigi Jazz Center), Moderno (Isadora Duncan Foundation) e contemporâneo com os mais renomados professores nacionais e internacionais.

Habilitou-se pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro e pelo SINDDANÇA de São Paulo como Artista, Bailarina e Maitre de Ballet, onde atua como Diretora desde 2010.

Em 1982, iniciou suas atividades como professora, fundando sua escola e a Cia. Ilusão & Vida Camilla Ballet ltda. Estagiou como assistente de direção no Peoria Ballet Company no estado de Illinois nos Estados Unidos. Entre suas mais de 400 premiações nos mais renomados Festivais de Dança do Brasil, como ENDA, Seminário Internacional de Brasilia, Festival de Joinville, CBDD e em Festivais Internacionais, como YAGP – Youth America Grand Prix, Festival De Varna e Festival Osaka no Japão.

Responsável pela formação de diversos Grandes Bailarinos Brasileiros que atuam no mercado nacional e internacional tais como: Daniela Severian, Silvia Gaspar, Ivy Amista, Denis Piza, Pedro Henrique Pupa, Thiago Rodrigues, Nina Queiroz, Monike Cristina, Ivan Domiciano, Alan Marques, Denise de Almeida, Gabriela Ganan, Artemis Bastos , Bruno Veloso entre outros .

Atualmente ministras aulas para Cias e compõe diversas Bancas examinadoras de Festivais de Danças, é parte integrante da banca examinadora no exame para DRT pelo SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo e é Diretora Artística da CEDAN – Cia Municipal de Dança de Piracicaba e de sua escola EDAP – o Espaço de Danças e Artes Paulistas.


Isabel Basian Mano

Diretora

Formada pela Escola Municipal de Bailados do Estado de São Paulo.
Obteve formação também pela Royal Academy of Dance.
Na técnica da Dança Clássica especializou-se com os mais destacados
profissionais do cenário nacional e internacional.
Ex-bailarina do Grupo Cisne Negro. Neste período iniciou seus conhecimentos na Dança Moderna e Contemporânea. Resultando em um contínuo contato de pesquisa nestas áreas. Aprimorou-se na Step´s on Broadway, Alvin Ailey Center e Martha Graham School.
Na função de Educadora de Dança lecionou nos principais Espaços de Dança de São Paulo, Santos e Campinas. Atualmente além de Educadora de Dança Clássica e Moderna/Contemporânea,
participa ativamente como Júri para Banca Examinadora para o DRT.


Sara Debenedetti

Diretora

Professora italiana, formada pela Universidade de Turim, especializada em Estética da dança. Começou os estudos de dança em Turim com Bella Hutter, considerada pelos historiadores da dança como “mãe russa” da dança moderna italiana. Em Londres continuou os estudos de técnica Graham na London School of Contemporary Dance, na época dirigida por Jane Dudley, uma das primeiras bailarinas de Martha Graham. Sempre em Londres estudou também a Técnica Alexander, aplicada à dança.

Em MonteCarlo, na Academia de Dança Clássica Princesa Grace, foi alunas de Marika Besobrasova, que dirigia os cursos para professores. Em Turim foi fundadora, junto com Anna Sagna, do Grupo de Dança Contemporanea Bella Hutter, atuando como coreografa, bailarina e professora. Sucessivamente, junto com Claire Jahier e Claudia Serra, foi fundadora de Ginger Company, Escola de Dança Clássica e Contemporânea.


Paula Perillo

Diretora

Formada em balé clássico, tendo como mestres Halina Biernachka, Addy Ador, Lia Marques, Ismael Guiser, Yoko Okada,entre outros e em técnica de Martha Grahan com Patty Brown.
Dançou profissionalmente no Balé da Cidade de São Paulo por dois anos e depois e passou um ano em Nova Iorque estudando balé clássico no Joffrey Ballet  dançando contemporâneo na cia “The Workers” de Jennifer Muller.
Ingressou no Ballet Stagium onde dança até hoje, tendo se apresentado em todo o Brasil, Europa, China, América do Sul, México e Cuba .

Em 2012 recebe o prêmio de bailarina pela APCA!



Norma Masella

Diretora-(In Memoriam)

Foi 1ª bailarina do Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Colon de Buenos Aires e Ballet Paulistano.

Dançou grandes ballets de repertório mundial como; Lago dos Cisnes, Silfídes,  Bodas de Aurora, Quebra Nozes e Dom Quixote, entre outros.

Foi assistente de direção da Escola Municipal de Bailados.Participou como 1ª bailarina em importantes programas de televisão e em temporadas de óperas como Aída, Traviata, Pescador de Pérolas e outras.Foi coreógrafa e preparadora de importantes bailarinas.

Foi fundadora e diretora do Sinddança.



Claudemir Ap. Pires de Sousa (Pablito)

Diretor

Com quinze anos de carreira, atualmente, ministra aulas e criações coreográficas na Academia Planet Fitness em Bauru.

As principais premiações em eventos nacionais e internacionais de dança foram: 1º Lugar – Festival de Tango de La Falda em Córdoba na Argentina em 2008, trazendo o prêmio para o Brasil; XIII Grande Gala Enda em São Paulo (2007); Floripa Dança em Cena, Festival Nacional de Dança Mostra Semi-Profissional (2006); Mapa Cultura Paulista – Fase Municipal, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga (2001) entre outros.

Pablito, juntamente com sua esposa e partner Nilza, participou de vários programas de televisão como TV TEM, SP RECORD Interior e São Paulo, TV BANDEIRANTES, TV GAZETA, TV PREVÊ e SBT.


Aurea Ferreira

Diretora

Formada pela Escola Municipal de São Paulo.
Professora de dança, Sopro Cia de Dança, Cia Ballet Stagium, Projeto Joaninha, Projeto Casa do Zézinho, Aula de Balé clássico, Escola de dança Pulsarte Escola Ballet Educart.

Assistente ensaiadora do musical Noé-Noé deu a louca no convés; Direção: Ivaldo Bertazzo. Outros Projetos:

Projeto Escola, Homenagem do Ballet 4 Centenário, Assistente de coreografia Ana Maria Stekelman, Castelo Ra-Tim-Bum- O Filme, Historia do Soldado, Cia Victor Navarro – Barcelona.


Priscila Assuar

Diretora

 

Bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca. Paulistana, neta de espanhóis, desde cedo interessou-se pela origem cultural de sua família. Iniciou seus estudos com a bailarina e atriz Ana Esmeralda.

Com formação no Brasil e na Espanha, integrou o corpo de baile de diversas Companhias, tais como: Ballet Ana Esmeralda, sob direção de Ana Esmeralda; Grupo Flamenco Laurita Castro, sob direção de Yara Castro e Fernando de La Rua; Kompanhia de Teatro Dança e Arte Flamenca Raies, sob a direção de Deborah Nefussi, Cia Alaire, sob direção de Ana Morena e Roberto Angerosa.

.


Cristina Francesca Neglia

Diretora

 

Associação Cristão de Moços de São Paulo/ ACM São Paulo. Coordenação de Eventos, acampamentos e programas culturais.

Coordenação do Trabalho Voluntário na Instituição. Coordenação de espetáculos. Responsável pela Área Técnica de Educação Física e Saúde da ACM São Paulo. Sociedade Esportiva Palmeiras. Realização de Espetáculos e participação em premiações.