Apoio Balet Teatro Guaira


Há 47 anos o Balé Teatro Guaíra se destaca no cenário da dança e da cultura nacional como uma das Companhias públicas que mais circulou pelo Brasil. Levando Curitiba e o Paraná a um patamar de destaque na excelência técnica e artística da dança.
No dia 4 de Julho de 2016, os cargos dos bailarinos foram votados inconstitucionais, foram extintos. Dia 25 de Julho foi publicado o acórdão (decisão final oficializando a ilegalidade dos cargos). A Procuradoria Geral do Estado entrou com uma ação de suspensão dos efeitos da Lei e foi pedido um prazo para implementar uma nova forma de contratação via CLT. Até o presente momento esse prazo não foi determinado, correndo o risco de paralisar nossas funções.

Sabemos que o Governo do Estado não permitirá que os corpos artísticos do CCTG desapareçam, mas nos preocupamos com a liberação da verba que possibilita as condições básicas do formato que será implementado; condições essas (função de Diretor, ensaiador, professor, pianista, fisioterapeuta e bailarinos) que são primordiais para o funcionamento com qualidade da Companhia pública que representa a riqueza cultural do nosso estado.

O Balé Teatro Guaíra constitui, sem sombra de dúvidas, patrimonio cultural do Estado do Paraná e, nos termos dos artigos 23, 215 e 216 da Constituição Federal, é dever do Estado garantir o pleno exercício dos direitos culturais, apoiando e incentivando a valorização e difusão das manifestações da arte.

Contamos com a concientização e sensibilização da população para juntos continuarmos lutando pela valorização da cultura.

Manter a qualidade do Balé Teatro Guaíra e dar continuidade ao seu trabalho representa um avanço no desenvolvimento socio-educativo e cultural da população.

Essa não é a luta de uma única Companhia, compartilhem nossa causa!!!